quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

CURSO TÉCNICO EM JUVENTUDE

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS DO CURSO TECNICO EM JUVENTUDE - 2008

1. APRESENTAÇÃO

O Curso Técnico em Juventude é uma ação estratégica, que visa fortalecer as organizações da sociedade civil que atuam com jovens em situação de vulnerabilidade psicossocial. Objetiva a formação para o conhecimento fenomenológico da realidade dos jovens apontando pistas de trabalhos preventivos em várias áreas como saúde, educação, trabalho e assistência social. O foco do curso, situa-se na juvenização e feminização da epidemia da AIDS e abordará em seu processo a elaboração de propostas de projetos preventivos nas organizações participantes.

Serão oferecidas 35 bolsas de estudos integrais, sendo custeados as despesas com material didático, alimentação e hospedagem nos módulos do curso. Os alunos e a instituições parcerias devem assegurar as despesas com deslocamento e execução do projeto de estudo.

O projeto é executado pelo CENTRO DIALOGU e financiado com recursos do PN/DST/AIDS – Ministério da Saúde através do Programa Estadual de DST/AIDS da Secretaria Estadual de Saúde resultado da seleção pública de projetos de OSC/2006.

2. OBJETIVO:
Contribuir para que educadores/as e lideranças juvenis de organizações da sociedade civil, que atuam nos segmentos da população em situação de vulnerabilidade psicossocial, pobreza e/ou exclusão social, ampliem os conhecimentos teórico-práticos, fortalecendo a ação ético-política na elaboração e execução de abordagens de prevenção as DST/HIV/AIDS, a proteção, a promoção e a defesa dos direitos humanos.
3. ENFOQUE: JUVENTUDE E AIDS

4. TEMAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE ESTUDO
4.1 Juventude, AIDS e Gênero
4.2 Juventude, AIDS e Questões Étnico-raciais
4.3 Juventude Vivendo com HIV/AIDS
4.4 Juventude, AIDS e Educação
4.5 Juventude, AIDS e SUS (Sistema Único de Saúde)

5. METODOLOGIA DO CURSO

O curso será oferecido em 5 módulos presenciais e atividades complementares, com a carga horária total de 250 horas-aula, distribuídas entre 200 h/a presenciais e 50 h/a de produção teórica de conclusão de concurso, desenvolvidas através de estudos, pesquisas e aplicação de vivencias, exercícios avaliativos e na realização de Rodas de Diálogo da Juventude e Seminário.

As aulas serão modulares, tendo como requisitos para a conclusão e a certificação a realização de um Projeto de Estudo, que será considerado como Trabalho de Conclusão de Curso, baseado nos temas do item 4.

A metodologia de aplicação está fundamentada na experiência da educação popular, tendo como referência Paulo Freire, reconhecendo os aprendizados anteriores, interagindo com a proposta da grade curricular, ampliando as informações, gerando a produção de novos conhecimentos, que significativamente possam ser incorporados à dinâmica da vida pessoal, social, comunitária e cultural.

Para finalizar a formação, será realizado um seminário conclusivo, onde serão apresentados os trabalhos de destaque eleitos pelos alunos, como forma de dar visibilidade pública à produção gerada pelo curso e a sistematização dos diálogos e debates das Rodas de Diálogo da Juventude.

O foco central do processo formativo está na aprendizagem e na produção de conhecimento interativo e diverso entre os atores sociais de diferentes matizes políticos e didático-metodológicos, possibilitando a (re) construção e re-significação de representações sociais relacionadas à realidade da juventude e ao HIV/AIDS no Piauí. O processo levará em consideração, como elemento balizador da formação, o desenvolvimento pessoal, interpessoal e comunitário, no contexto da construção da consciência de cidadania, tendo como elementos teóricos à antropologia cultural, o pensamento sistêmico, a teoria da comunicação, e a resiliência.

Ao final de cada módulo será realizada uma Roda de Diálogo da Juventude, com a participação de representações de organizações juvenis, de apoio aos jovens e de órgãos públicos, objetivando socializar a discussão fenomenológica da juventude no contexto do Piauí, bem como as estratégias de ação preventiva, promoção dos direitos humanos e do controle social das políticas públicas.

6. SOBRE A INSCRIÇÃO E OS PROJETOS INDIVIDUAIS

6.1 DOS CANDIDATOS

Os candidatos devem apresentar os seguintes documentos: CPF, RG, comprovante de endereço, comprovante de escolaridade (ensino médio ou superior), carta de indicação de instituição parceira (Nome da instituição, População-alvo, objetivos, local de funcionamento, nome do candidato).

6.2 DO PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo de seleção será composto por análise do currículo vitae (ênfase para educadores/as e lideranças juvenis com pelo menos 1 ano de experiência em trabalhos comunitários com adolescentes e jovens), entrevista individual com a coordenação do curso, que selecionará 35 candidatos, levando em consideração o seguinte perfil e a apresentação do projeto de estudo item 6.3:
v Idade superior a 18 anos;
v Sensibilidade social e capacidade de liderança
v Atitude de compromisso com a justiça social e de questionamento das desigualdades sociais;
v Ausência ou consciência dos próprios preconceitos (raça, idade, gênero, religião, política,etc.);
v Flexibilidade, tolerância e respeito às diferenças;
v Contato direto com o sofrimento e necessidades do outro e capacidade de acolhimento;
v Contar com o apoio e a indicação de organizações parceiras da sociedade civil para a implantação de ações com adolescentes e jovens de prevenção às vulnerabilidades psicossociais e as DST/HIV/AIDS.
Após a seleção dos alunos, a coordenação realizará reunião pedagógica para tratar do processo formativo, agenda de trabalho, acordos de convivência e formalização do termo de compromisso dos alunos e das instituições parceiras.

6.3 DOS PROJETOS

Os projetos de estudos devem conter os seguintes dados:

6.3.1 Nome do projeto
6.3.2 Nome do candidato
6.3.3 Nome da instituição apoiadora
6.3.4 Identificação da linha temática com a justificativa (Item 4)
6.3.5 Objetivos do projeto
6.3.6 Definição da localidade e Público
6.3.7 Desenho metodológico detalhado (como vai ser executado/etapas/recursos necessários)
6.3.8 Resultados esperados
6.3.9 Cronograma
6.3.10 Apoio Institucional (formas de apoio da instituição parceria)

6.4 ENVIAR OU ENTREGAR O PROJETO E A FICHA DE INSCRIÇÃO:
6.4.1 Prazo: 07 de fevereiro de 2008 (observe-se a data do 1º Módulo)
CENTRO DIALOGU
Rua Simon Bolivar, 2613 – Dirceu I – Teresina –PI
(86) 8819.3853
E mail: dialogu@gmail.com

Nenhum comentário: